Notas sobre um festival empoderado
ENSAIO – REDES SOCIAIS, 2024
Sobre as eleições municipais (ou, o louvor de Caetano)
ENSAIO – REDES SOCIAIS, 2024
Antonio Cícero
ENSAIO – REDES SOCIAIS, 2024
Coringa – Delírio a dois
ENSAIO – REDES SOCIAIS, 2024
Ler ou não ler Machado na escola?
ENSAIO – REDES SOCIAIS, 2024
Até os Domingos morrem (a respeito da morte de Sílvio Santos)
ENSAIO – REDES SOCIAIS, 2024
Sobre Ludmilla, intolerância e o “pasto inédito da natureza mítica das coisas”
ENSAIO – REDES SOCIAIS, 2024
Léo Santana – Zona de Perigo
DOSSIÊ 2023 POR SEUS DISCOS (2024)
Manu Gavassi – Pronta pra desagradar
DOSSIÊ 2023 POR SEUS DISCOS (2024)
Alcione – 50 anos ao vivo
DOSSIÊ 2023 POR SEUS DISCOS (2024)
Luísa Sonza – Escândalo Íntimo
DOSSIÊ 2023 POR SEUS DISCOS (2024)
Elza Soares – No tempo da intolerância
DOSSIÊ 2023 POR SEUS DISCOS (2024)
Seria o pagode um samba rebaixado?
ENSAIO – REDES SOCIAIS, 2023
O que pode nos dizer a arte para além do seu valor?
ENSAIO – REDES SOCIAIS, 2023
A docência como radiante fracasso
CRÔNICA – REDES SOCIAIS, 2023
Mulher não é fantasia?
CRÔNICA – REDES SOCIAIS, 2023
Memórias de um carnaval (2023)
CRÔNICA – REDES SOCIAIS, 2023
A casa mais vigiada do Brasil
CRÔNICA – REDES SOCIAIS, 2023
8 de janeiro de 2023
CRÔNICA – REDES SOCIAIS, 2023.
Balanço Geral (2022)
CRÔNICA – REDES SOCIAIS, 2022.
Obituários 2022: Pelé e Gal Costa
CRÔNICA – REDES SOCIAIS, 2022.
Laroiê, Grande Rio que a tudo engole!
COMENTÁRIO – REDES SOCIAIS, 2022
Discurso na Câmara de Vereadores de Garanhuns
Discurso proferido quando do recebimento da Medalha Escritor Luís Inácio de Miranda de Mérito Literário, concedida pela Câmara de Vereadores da cidade de Garanhuns.
Silvio Almeida no Roda Viva: a representatividade negra como paradoxo performativo.
ENSAIO – CHIC POP, 2020
O cenário político desolador, a antipolítica das redes e a performance das candidaturas
ENTREVISTA – INSTITUTO HUMANITAS UNISSINOS, 2018.
Beyoncé, arrogância acadêmica e blindagem pop
ENSAIO – CHIC POP, 2020.
Um Tira da Pesada I [Beverly Hills Cop] 1984
CRÍTICA – CHIC POP, 2020.
Caso Neymar: violência e pobreza da experiência na era da virtualização
ENSAIO – CHIC POP, 2019.
Green Book: o livro até que pode ser verde, mas o filme é bem branco.
CRÍTICA – CHIC POP, 2019.
Se o diabo veste Prada o negócio não é abraçar o capeta?
CRÍTICA – CHIC POP, 2019.
Entre Fabiana Cozza e Dona Ivone Lara, nós sempre perdemos…
ENSAIO – CHIC POP, 2018.
Choque de Cultura como Metáfora
CRÍTICA – CHIC POP, 2018.
Só Surubinha de Leve nas baladinhas da esquerda Spotify
ENSAIO – CHIC POP, 2018.
Pantera Negra Gourmet
CRÍTICA – CHIC POP, 2018.
O conservadorismo progressista das críticas ao conservadorismo de Chico Buarque
ENSAIO – CHIC POP, 2017.
Belchior e a diferença: sobre os equívocos da homenagem de Caetano Veloso a Belchior
ENSAIO – CHIC POP, 2017.
Homenagem a Antônio Candido
ENSAIO – CHIC POP, 2017
Da lógica do racismo como “deslize”: Mallu Magalhães e aqueles que não prestam
ENSAIO – CHIC POP, 2017.
Racismo, antirracismo e militância virtual: sobre o caso de racismo envolvendo Elika Takimoto
ENSAIO – CHIC POP, 2017.
Onde está a utopia de Lalaland?
CRÍTICA – CHIC POP, 2017.
De Easy Rider ao Lobo de Wall Street ou, do que acontece quando sonhos se realizam.
CRÍTICA – CHIC POP, 2017.
Questões em torno do Nobel do Bob Dylan
ENSAIO – CHIC POP, 2016.
The Babadook (2014)
CRÍTICA – CHIC POP, 2016.
Será o pagode realmente um samba rebaixado? A linhagem Raça Negra e o caso Art Popular
ENSAIO – CHIC POP, 2016.
TOTONHO E OS CABRA (2001)
CRÍTICA – CHIC POP, 2016.
O que significa fazer sucesso, hoje? A precarização do ídolo nacional.
ENSAIO – CHIC POP, 2016.
Prince e o triunvirato do POP
ENSAIO – CHIC POP, 2016.
Funk Como Le Gusta e a cena Black enquanto “manifestação musical” no Brasil
CRÍTICA – CHIC POP, 2016
O gigante acordou? O papel da música nas manifestações (2013 – 2016)
ENTREVISTA – CHIC POP, 2016
Punitivismo em troca de likes: sobre o caso do menino fantasiado de Abu
ENSAIO – CHIC POP, 2016.
Birdman, ou a inesperada virtude da ignorância
CRÍTICA – CHIC POP, 2015.
Primavera secundarista em São Paulo: a desconstrução das estratégias narrativas do tucanistão.
ENSAIO – CHIC POP, 2015.
O alegre e politizado baile solto de Siba
CRÍTICA – CHIC POP, 2015.
Dois problemas atuais da crítica sobre canção popular no Brasil
ENSAIO – CHIC POP, 2015
O plágio do Parangolé ou, a dimensão gospel do consumo contemporâneo
ENSAIO – CHIC POP, 2015
Amor com amor se paga: um adeus a Roberto Bolaños
ENSAIO – CHIC POP, 2014.
A visão demoníaca de Salieri
CRÍTICA- CHIC POP, 2014
Vertigo, ou a Fantasia da Realidade
CRÍTICA – CHIC POP, 2014
Titanic ou O Desastre Como Estratégia Divina para Rose Não Se Tornar uma Dona de Casa Pobre
CRÍTICA – CHIC POP, 2014.
A hegemonia do picolé de chuchu com pimenta
ENSAIO – CHIC POP, 2014.
Sobre Macacos, Bananas e Coxinhas: racismo e antirracismo nos gramados europeus
ENSAIO – CHIC POP, 2014.
Ao redor dos 50 tons de cinza ou O livro pode até ser ruim, mas Felipe Neto é ainda pior.
CRÍTICA – CHIC POP, 2013.
“Você é burro, cara”: sobre a “arrogância” de Caetano Veloso e a mediocridade
ENSAIO – PASSA-PALAVRA, 2013.
Tropa de Elite II e o recuo conservador à esquerda
ENSAIO (c\ César Takemoto) – PASSA-PALAVRA, 2013.
Conservadorismo nacional e qualidade estética: Tropa de Elite I e a formação do cinema brasileiro contemporâneo de entretenimento
ENSAIO – PASSA-PALAVRA, 2012.
O instante da plenitude impossível: A Estante Deslocada, de Rafael F. Carvalho.
RESENHA – GEMINA: REVISTA DE LITERATURA, 2012.