Acadêmicos

O fim da canção: Racionais MC’s como efeito colateral do sistema cancional brasileiro.

Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, 2015. Orientação: José MIguel Wisnik.



Os descaminhos do mito: formação histórico-social transfigurada em fantástico na ficção de Murilo Rubião.

Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, 2009. Orientação: Ariovaldo José Vidal.



Encantamento e confronto: experiência negra na USP dos anos 2000.

50 anos do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da FFLCH-USP: anos de formação.

OPINIÃES – REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA, v. 11, p. 114-147, 2022.



O que emerge depois do fim? Caminhos e contradições do rap brasileiro.

AISTHESIS –  INSTITUTO DE ESTÉTICA DE LA PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATÓLICA DE CHILE, v. 70, p. 509-530, 2021


Caetano Veloso – o Narciso tropical que se vê no mundo que exprime.

IHU ON-LINE – UNISINOS, v. 549, p. 24-42, 2021. 


O fascismo é um meme? o tosco enquanto performance política na era digital.

REMATE DE MALES – UNICAMP, v. 40, p. 14-40, 2020. 


Caminhos e desafios do rap brasileiro contemporâneo.

ANUÁRIO DE LITERATURA – UFSC, v. 25, p. 65-77, 2020. 


Quanto vale o show?: Racionais MC?s e os dilemas do rap brasileiro contemporâneo.

MÚSICA POPULAR EM REVISTA – UNICAMP, v. 1, p. 113, 2018. 


Barrar o caráter predatório automático do capitalismo, eis o desafio.

CADERNOS IHU IDÉIAS – UNISINOS, v. 16, p. 01-56, 2018. 


A estrutura mestiça do racismo brasileiro.

DIÁLOGOS: REVISTA DE ESTUDOS CULTURAIS E DA CONTEMPORANEIDADE – UPE, v. 3, p. 5-24, 2017. 


Roberto Carlos e a identidade brasileira na canção.

REVISTA DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS – USP, v. 54, p. 151, 2012. 


LINGUAGEM. ESTUDOS E PESQUISAS – UFG, v. 16, p. 35-51, 2012. 


Murilo Rubião e os impasses do fantástico brasileiro.

FRONTEIRAZ – PUC\SP, v. 03, p. 01-10, 2009.